Os agentes culturais, Renato de Sena Mendes – Bibliotecário, e Maria Aparecida Silva Furtado – Professora, ambos do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Universidade Federal do Amazonas em Coari, participaram do documentário Rainha do Solimões, um relato da História de Coari, do Cineasta Heraldo Daniel e fotografia de Homero Flávio.
O Documentário nasceu do Projeto Oficina filme/escola, onde Biblioteca do ISB foi utilizada como local de formação dos participantes das Oficinas. A primeira etapa foi a produção do roteiro, o passo seguinte foi a realização das filmagens e estamos na etapa da edição, afirma Renato. Acrescenta ainda que “trata-se, de um projeto federal, Lei Paulo Gustavo de incentivo a Cultura, em parceria com a UFAM e Prefeitura de Coari”.
A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022) representa o maior investimento direto já realizado no setor cultural do Brasil e destina R$ 3,862 bilhões para a execução de ações e projetos culturais em todo o território nacional. Para saber mais sobre a Lei de incentivo à Cultura, acesse a página sobre a Lei Paulo Gustavo.
A Professora Maria Aparecida, Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da UFAM em Coari, durante a gravação do Documentário.
Espera-se que a história de Coari seja mais conhecida, o conhecimento dos envolvidos seja valorizado e que isso fortaleça a comunidade local.
Assim que o Documentário for lançado, publicaremos por aqui.
Conhece algum documentário sobre os municípios do Amazonas?
Envia pra gente: lucijulia33@yahoo.com.br.
Enviado por Renato Sena.
Editado por Lúcia Martins
Em 02 jun. 2025.






