Na tarde desta sexta-feira, 06, tivemos a Oficina sobre Empresa Júnior, realizada na Faculdade de Letras/UFAM, ministrada por Jhones Monte, da Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica/UFAM.
A atividade contou com a participação de Empresa Júnior (EJ) atuantes na Universidade, que compartilharam suas experiências e recomendações, teve ainda a presença de representante da Federação Baré Júnior.
O Diretor da FLET, Robert L. Lira Rosas, é um grande incentivador para que os alunos adentrem no mundo das EJ. Reconhece a importância da vivência dos conteúdos aprendidos, bem como, identificar fontes de renda que pode contribuir para o desenvolvimento das atividades e projetos de pesquisas dos cursos.


Uma das EJ a socializarem a aprendizagem quanto a gestão do negócio, foi a EMCOF – Empresa Júnior de Consultoria Florestal UFAM – que oferece “Soluções no setor florestal e serviços de qualidade”. Para conhecer mais sobre esta EJ, visite o Facebook ou Instagram deles.
O Presidente da EMCOF, Cesar Eduardo, do curso de Engenharia Floresta, afirma que há muitas oportunidade no mercado, basta procurar e ser comprometido. Mencionou que a EJ já esteve em situação bem difícil mas hoje ajuda nas atividades do curso, inclusive com disponibilização de materiais e equipamentos.
A Maximus, Empresa Júnior de Contabilidade e Economia, que oferece “Serviços e Soluções para o financeiro da sua empresa”, também dividiu com os presentes, a vivência de superar dificuldades e vencer limites. Têm como slogan “Crescemos junto com nossos clientes”. Acesse a página deles no Instagram e conheça um pouco mais. A atual Presidente da EJ é Alana Giovana, do curso de Economia.




Alunos da FLET estiveram presentes para sanar dúvidas quanto a criação de Empresa Júnior na área de línguas, bem como alunos de outros cursos. Uma boa vantagem é ter o Diretor da Unidade como alguém que vê o envolvimento dos alunos com as EJ, algo que a agregar valor na formação.
A PROTEC, na pessoa do Diretor do Departamento de Empreendedorismo e Habitat de Inovação (DEMPHI, Jhones Monte, tem se mobilizado para oxigenar a atuação das EJ na Instituição, tendo o reconhecimento na fala dos presidentes das EJ presentes.
Na representante da Baré Júnior, que é a Federação de Empresas Juniores do Estado do Amazonas, Evelyn Diniz, do curso de Design, ressaltou o apoio que a Federação pode oferecer às Empresas Júnior, além de falar do cenário brasileiro para as EJ, afirmando que o Brasil é o líder em quantidade de EJ no mundo. A Brasil Júnior tem como lema ““Representar e potencializar o Movimento Empresa Júnior como agente de formação de lideranças empreendedoras comprometidas e capazes de transformar o país em um Brasil Empreendedor”. Acesse a página e veja a trajetória do movimento em todo o país. Evelyn também é Presidente da EJ Arco.
Mas no fim das contas, o que é uma Empresa Júnior?
Com base nas informações disponíveis no site da PROTEC, que tem orientações e dicas de procedimentos para os alunos e professores que desejam criar uma EJ, dizemos que:
É comum que, ao ingressar na vida acadêmica, o estudante sinta a necessidade de vivenciar experiências práticas, compreender como funciona o mercado de trabalho, acompanhar as novas tendências e aplicar, na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Nesse contexto, a Empresa Júnior (EJ) surge como uma excelente oportunidade. Ela oferece um ambiente em que os alunos podem atuar voluntariamente, sob a orientação de professores da área, desenvolvendo projetos e prestando serviços que contribuem para sua formação e os preparam melhor para os desafios profissionais. Ter esse tipo de iniciativa dentro da Universidade favorece o desenvolvimento técnico e profissional dos estudantes e pode, inclusive, despertar o espírito empreendedor.
As Empresas Juniores proporcionam vivências reais do mercado, promovem o relacionamento interpessoal, inserem os alunos em ambientes organizacionais e possibilitam a construção de uma rede de contatos (networking) que pode ampliar significativamente suas chances de sucesso na carreira.
Conheça outras Empresas Júnior da UFAM na página da PROTEC.
Você já participou de uma Empresa Júnior?
Como foi a experiência?
Lúcia Martins
Em 06 jun. 2025.










